sábado, 7 de junho de 2014

Resenha: A Elite e A Seleção "Maratona Literária 4/7 e 5/7"










                                                  A SELEÇÃO






Sinopse:
Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis à vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Até America conhecer pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado 







                                                  A ESCOLHA





Sinopse

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

     A trilogia distópica A Seleção mostra um mundo completamente diferente, em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa. Esse país é divido por castas, e de tempos em tempos, há uma competição que reúne 35 garotas entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe. É a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço.
 No primeiro livro conhecemos America Singer, da casta Cinco, dos artistas, que deve ser a única garota no mundo que não está nenhum pouco ansiosa para a Seleção. Apesar de não ter uma vida fácil, ela não quer abandonar seu namorado secreto Aspen, um Seis.
 Depois de muitas reviravoltas, America acaba dentro da competição e faz vários amigos (e inimigos) e percebe que quer sim essa vida, não só pela riqueza, mas por poder ajudar sua família e fazer justiça às castas inferiores. E claro que mesmo sem querer, ela acaba se apaixonando pelo príncipe Maxon.
 Apesar de ser do gênero distopia, esse não é o foco da história. A parte mais política só aparece um pouco mais no segundo livro e mesmo assim não é o tema principal. O foco mesmo são as decisões que America tem que tomar e o triângulo amoroso que é criado entre Aspen, America e Maxon. É como se fosse um conto de fadas moderno.
 Depois de me apaixonar pela história de A Seleção, mal via a hora de ler  A Elite, mas apesar de ter gostado, confesso que fiquei um pouco decepcionada. Parece que o tempo no palácio deixou America um pouco mimada e egoísta, além de super indecisa. Maxon também deixou um pouco a desejar, já que mesmo sendo o fofo de sempre, também mudou muito.  Já o Aspen, o odiei. Apesar de ficar em dúvida entre os dois em A Seleção, essas dúvidas acabaram, Aspen se mostra infantil, egoísta e descuidado, pondo em risco tanto ele quanto America.
 Apesar de todos esses pontos, eu continuo gostando e apostando no fim da história, mega ansiosa para saber o desfecho. Será que America largará tudo para se tornar princesa ao lado de Maxon?





E por último, não menos importante, a música que escolhi para representar o livro na Maratona, escolhi apenas uma para os dois, "Someday My Prince Will Come" é a música cantada pela Branca de Neve da disney, minha princesa preferida quando criança.







7 comentários :

  1. Eu amo essa trilogia e não estou participando da maratona haha estou ocupada demais =( Lindo blog hahaha
    Venha conhecer o Doce Literário, será sempre bem vinda :3
    Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Mirian <3

    Primeira vez que venho comentar aqui e não poderia ter começado melhor! Sou apaixonada pela trilogia desde que li "A Seleção" torço pela Meri e o Maxon.

    Nas minhas resenhas sempre falo que essa é uma distopia diferente, ela tem o foco no romance, mas não é meloso (amém!).

    Espero, de verdade, que o último livro seja tão maravilhoso para você quanto foi pra mim e que esses pontos negativos. A America é chata uma boa parte de A Elite e isso torna o livro não entediante. Toda vez que ela falava que precisava de "mais tempo pra se decidir" eu tinha vontade de entrar no livro, dar uns tapas nela e gritar "DECIDIR O QUE MENINA? ESCOLHE LOGO O MAXON!", mas essa sou eu, bem doidinha. kkkkkkkkkkkkkk

    Bem, é isso, amei a resenha <3
    Jessie - http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. me parece ser ótimo esse livro =D
    adorooo esse clipe <3

    http://cosgothic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. fiquei curiosa para ler *--*
    parecem ótimos

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli

    ResponderExcluir
  5. Obrigado anjo pela visita retribuindo e já estou te seguindo bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ultimamente muitos dos blogs que eu entro estão falando de livros dessa saga, é até impressionante o sucesso da mesma!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Pretendo ler a trilogia em breve.
    Que bom que você já está no quinto livro da maratona literária. ;)

    Bjs :*
    Lu
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |