sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bate Papo na Estante : Entrevista com a autora Letícia Godoy

Olá Pessoal! Hoje é dia do escritor e em homenagem irei abrir uma nova coluna no blog : Bate Papo na Estante, onde estarei trazendo entrevistas com nossos queridos autores nacionais todas as sextas. E na estreia da nossa coluna entrevistei a minha amiga linda Letícia Godoy autora do livro Jurada pelas Sombras 




Você sempre quis ser escritora?
R: Primeiramente gostaria de agradecer, de coração, pela oportunidade que me destes ao me chamar para esta entrevista! Eu sempre sonhei em ser entrevistada e falar um pouquinho do que mais amo fazer e a sensação de estar acontecendo agora, neste exato momento, é inexplicável! Então de verdade agradeço!
Olha, eu sempre, sempre quis ser escritora! Talvez porque eu tenha aprendido a ler e a escrever muito cedo, aos 4 anos de idade, e só pude ir à escola com 6 anos. Então, eu ficava em casa e minha mãe me comprava caderninhos e eu acabava os preenchendo com histórias de contos de fada. Às vezes rolava até ilustrações (risos), o que resultou em outra paixão, o desenho!Meu avô materno também contribuiu muito para isso, ele era um verdadeiro contador de histórias (acredita que ele viveu 109 anos? É muita história numa pessoa só!) e éramos muito ligados. Acabei trazendo um pouco de tudo o que ele me contava para as minhas histórias e fui amadurecendo. Parece mentira, pois eu tenho só 20 anos, mas já escrevo a cerca de 12 ou 13 anos. Sério, já nem me lembro mais quando comecei, pois parece que faz parte de mim! Um dia decidi brincar de escrever e quando percebi, aquilo era tão natural que não podia viver mais sem!

De onde tira inspiração para seus livros?
R: Depende muito! Ás vezes a história vem e não deixa minha cabeça e eu preciso, a todo custo, colocá-la no papel! O difícil é quando isso acontece em locais inusitados, como um dia, a história veio e eu estava na faculdade, não tinha levado computador e a professora estava explicando matéria, não tinha como escrever! Mas estava me torturando! Então fui ao banheiro e gravei tudo o que eu pensei e voltei para a sala muito mais aliviada! Outra vez, nós estávamos brincando na faculdade de tornar todo mundo um personagem nos meus livros e uma ideia excelente veio! Anotei e hoje já estou quase a concluindo! Às vezes vejo pessoas nas ruas, ás vezes lembro-me de histórias que me contaram, ás vezes me baseio em minha própria vida e dou asas a minha imaginação. Quando vejo, já ganhou vida e eu preciso continuar! E para me ajudar, eu sempre escuto músicas! Principalmente quando estou com bloqueio criativo, adoro escutar musica clássica para ajudar a desbloquear, tipo Mozart! Ele é divino! Ou mesmo os meus álbuns de metal. As banda que mais me rende inspirações é Nightwish, Tristania (álbuns antigos), Epica, Lacrimosa e Cradle of Filth, mas tem muitas outras músicas aleatórias que já fizeram parte de momentos inspiradores!

Você encontrou alguma dificuldade em publicar seus livros?
R: Com toda a certeza do mundo! Eu não sabia nada sobre o mercado editorial, apenas tinha um sonho e a mínima ideia de como iria alcançá-lo, eu apenas sabia que queria publicar o que escrevia. Muitos ex-colegas de escola riam de mim, diziam que eu era “iludida” demais e nunca ia conseguir. Acredito que isso tenha me motivado a buscar alcançar os meus objetivos, pois eu precisava mostrar a eles que quando temos um sonho, temos que fazer o impossível para alcançá-lo e hoje posso dizer que estou vivendo este sonho. Às vezes nem consigo acreditar! Afinal, foi uma luta desde a revisar, mandar para as editoras, esperar ansiosamente as respostas e quando um “não” chegava, era motivo para repensar o texto, mudar, melhorar e amadurecê-lo, até as respostas positivas começarem a chegar. Foram muitas positivas, acredite, mas os orçamentos que vinham eram desanimadores, afinal eu tinha apenas 18 anos (foi com essa idade que comecei a mandar os meus textos para todas as editoras possíveis) e um sonho, nada mais! Meus pais me fizeram correr atrás sem dar suporte para que eu aprendesse a valorar o que queria e acredito que isso tenha sido essencial. Batalhei até encontrar uma editora legal que atendia as minhas expectativas, percebi que o mercado era muito mais difícil do que eu imaginava e toquei para frente! Acredito que ainda enfrentarei muitas dificuldades, mas o legal é vencê-las, não é mesmo?

Você se dedica inteiramente a escrita ou possui algum hobby ou profissão?
R: Bem que eu queria me dedicar 25 horas por dia à escrita! Mas a realidade é bem diferente! Eu sou um pouco de tudo! Ajudo o meu pai com questões do trabalho dele, dou algumas aulas de inglês, sou estudante pesquisadora que atualmente é o meu “vínculo empregatício” fixo, faço bombons para vender e de tudo um pouco! E o meu hobby é ler e desenhar! Como já mencionei, desenhar para mim é uma paixão tão grande quanto escrever, mas sou melhor escrevendo e por isso desenhar se tornou um hobby para quando estou estressada e precisando me desligar do mundo!

 Tem algum personagem preferido em seus livros?
R: Com certeza! Eu amo o Gerard Chevalier de paixão! Ele é o mocinho/vilão da série Princesa Ipswich, cujo primeiro volume conclui há pouco tempo, mas ainda não acredito que esteja pronto para ser disponibilizado ao público. Estou na fase de ver se a história está boa, fazer as leituras críticas com os meus beta readers e tudo mais. Sei que se eu não publicar a série, ou achar que a história não está boa, vou escrever outra só para ele! (risos)
Mas acho que amo todos os meus personagens, tipo, a Elvira de Jurada pelas sombras é parte de mim! Eu me identifico muito com ela e o seu jeito de ser indiscreta em certos momentos. É sério, muitos leitores comentaram comigo que ela é um sarro, pois fala sem pensar e quando vê já foi! Acho que já fui muito assim também! E outra personagem é a Annabel de Borborema, romance que estou terminando. Annabel é cheia de conflitos pessoais, cheia de desafios para si mesma e eu acho que sou assim também, eu me desafio a todo momento. Acho que é isso!

Tem algum autor/ livro preferido?
R: Olha, se eu fosse dizer que tenho UM autor preferido, estaria mentindo, mas admiro muito Machado de Assis. Não é porque é clássico não, mas porque o cara, na minha humilde opinião, é um gênio! Adoro como ele tem total controle sob a narrativa a ponto de pará-la e conversar com o leitor! Eu espero, um dia, ser tão genial quanto ele! Aliás, é um dos meus objetivos para conseguir me superar sempre! Também admiro muito a Rachel de Queiroz, o Jorge Amado, Lya Luft e Carlos Drummond de Andrade. Ok, eu sou super patriota! Até os meus quinze anos, eu quase não conhecia literatura estrangeira! Mas sou doente por Emily Brönte e o seu O Morro dos Ventos Uivantes, para mim, uma obra completa em todos os sentidos! Também gosto muito de Stephen King, Anne Rice, D.H. Lawrence, Ernest Hemigway e o português Camilo Castelo Branco.
Do cenário contemporâneo, sou grande fã da Samantha Holtz, Susy Ramone, Lorena de Macedo, Karen Soarele, Suzanne Collins e Veronica Roth. Como eu disse, é impossível ter um apenas!

Tem alguma dica para os novos escritores?
R: Acredito que a palavra chave seja paciência e persistência! Se você acredita no seu potencial. Não desista! Não é a primeira janela fechada que vai te fazer desistir. Também precisa entender que vivemos em um país onde as pessoas não apreciam ler, e as poucas que leem mesmo, dão preferência a literatura estrangeira. Esta questão está mudando graças a ajuda de muitas pessoas como você, Mirian, que tem nos divulgado, mas ainda é uma mudança bem pequena e por isso paciência é necessária. Os pés precisam estar bem firmes no chão! E acho que é isso.

Como você começa a escrever um livro? Você faz rascunhos? Escreve em papel ou no computador? Tem algum lugar especial para escrever?
R: Eu começo quando acho que a história já amadureceu na minha cabeça, ou que eu já sei mais ou menos o que quero explorar dela, pois é mais fácil desenvolver depois. E sim, eu faço rascunhos! (risos) Escrevo, desde criança, em caderninhos escolares! Ainda tenho certo receio com o computador, principalmente após perder um livro quase todo digitado. Ainda bem que eu tinha os caderninhos! Por isso confio mais neles! Não tenho assim um lugar especial para escrever, mas adoro escrever em silêncio, no meu quarto.

E para terminar gostaria de agradecer a entrevista e gostaria que você deixasse o dia e o local que estará na Bienal do livro!
R: Eu que agradeço, de coração, a você Mirian que tem me dado um apoio imenso! Sério, essa oportunidade foi maravilhosa para mim! A todos, deixo o convite para me encontrar lá no estande da Editora Literata, na rua C estande 531 no dia 24 de Agosto, das 15 às 16 horas! Mais uma vez, valeu pessoal!



Eu queria agradecer a autora pela entrevista e convidar vocês para conhecê-la na Bienal do livro de São Paulo no dia 24 de agosto!


5 comentários :

  1. Que massa miga,tenho um quadro assim também no blog,acho super legal entrevista,assim divulgamos mais os autores.
    Parabéns, amei a entrevista.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mirian! Muito obrigada por este bate papo incrível amiga! Eu realmente adorei!!!!!! s2
    Adoro o seu blog!
    http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |