sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bate Papo na Estante : Autora Ize Chi Kiohaan

Olá Leitores! Mais uma sexta-feira  chegou e com ela sempre chega nossa coluna "Bate Papo Na Estante" . A entrevistada da vez é a Ize Chi Kiohaan, autora do livro A Herdeira do Mar. Vamos conhecê-la?








1 – A série “A Herdeira do Mar” será composta de quantos volumes?
Estou prevendo uma trilogia, mas pode ser (veja bem, é uma possibilidade) que feche em apenas dois volumes. Isso porque, apesar de eu ter previsto uma série de acontecimentos, tenho medo de ter que “enrolar” entre eles, tornando três livros desnecessários (como vários autores fazem). Mas isso só o tempo irá dizer; na medida em que eu for escrevendo a continuação, saberei melhor ^^

2- Você tem uma pretensão de quando será lançado o próximo livro da série? Ele já está escrito? Já tem um título? Você tem algumas dicas do que podemos esperar da continuação da estória?
A pretensão era esse meio de ano, mas nada sai como planejamos rsrs
Estou prevendo até o final, então, e espero mesmo que esteja pronto até lá. Não gosto de fazer os leitores esperarem, e eu mesma, como leitora, nunca gostei de aguardar continuação. Por isso entendo bem o lado de vocês :)
Não defini o título (aliás, sou péssima pra isso – vide os nomes dos capítulos), e, não, ainda não está escrito. Mas vocês podem esperar momentos mais “darks” por parte da Cordélia. E não se preocupem, a relação dela com o Morgan não será abalada (não partirei para o clichê “separa e depois reúne o casal” xD).
A maior surpresa será por parte do vilão Zózimo; pretendo colocar capítulos inteiros contando a história dele, de forma que os leitores se sintam próximos e possam entende-lo!

3- Além da série “A Herdeira do Mar” você tem algum outro projeto em mente?
Vários! Um deles já estava com vinte capítulos escritos, mas resolvi reescrever tudo desde o início (foi mais o menos o que fiz com AHdM). No momento, está em off, pois quero acabar a continuação de AHdM antes de me dedicar a ele. Só posso dizer que a personagem principal é bem diferente da Cordélia, é de fantasia e passa longe das sereias! Rs

4- Onde você busca inspiração para escrever?
Pergunta difícil. Acho que a inspiração simplesmente “bate”. Tem dias que não sai uma única linha, e dias em que escrevo sem parar. Até hoje não descobri uma forma de controlar essa “inspiração”, o que seria maravilhoso: assim, toda vez que eu tivesse tempo livre, poderia me dedicar à escrita de qualidade. Mas nem sempre funciona assim, o que é uma pena =/

5- Quais são seus livros e autores preferidos?
Sidney Sheldon está eternamente entre meus favoritos, além de Bernard Crowell com suas ficções históricas. Mas recentemente acrescentei um autor à lista: Brandon Sanderson, autor de “Mistborn”, recentemente publicado no Brasil. Ele é “o” cara! Li toda a trilogia em inglês e me apaixonei pelo autor!

6- Qual livro está na sua cabeceira?
Hum... Meu Kindle tem mais de 200 livros na espera para serem lidos rs
Sou uma leitora compulsiva, no sentido extremo do termo: só esse ano, já li mais de 120 livros. Mas acho que meu próximo será “O aprendiz de Assassino”, da Robin Hobb, que é muito elogiado.

7- Quais os conselhos você daria para pessoas que têm o sonho de se tornarem escritoras?
Nunca desistam, e nem esperem que uma oportunidade caia do céu. A maioria das pessoas acha que é necessário uma editora para escrever, mas a verdade é que editora brasileira não está interessada em autor nacional. Sim, existem algumas de porte pequeno, mas publicar por elas dá na mesma que realizar autopublicação. Basta procurar serviços gráficos (ou aprender na marra), que você poderá ter seu livro publicado ^^

8- Quais são os desafios de uma escritora independente? E quais as vantagens de optar pela auto publicação?
Eu havia escrito um artigo inteiro sobre isso aqui ,mas, resumindo: as desvantagens são conseguir publicidade e distribuição. Não posso distribuir meu livro físico nas livrarias, tendo apenas a venda online como opção, incluindo o ebook. E a publicidade eu preciso ou pagar do meu próprio bolso, ou correr atrás de parcerias. Acaba sendo muito mais cansativo para o autor, pois além de escrever (e ter uma vida, já que poucos escritores vivem efetivamente da sua escrita), precisa ser publicitário, editor, gráfico, relações públicas... Enfim, tudo em uma única pessoa. A vantagem é a independência; não tenho que responder a ninguém. É bem verdade que uma editora cuidaria de tudo que citei acima, mas também “mandaria” no autor. Valeria a pena? Se for uma editora grande, provavelmente sim, pois o banco de dados (o público-alvo deles) seria grande o suficiente para fazer o livro decolar, além de ser vendido em todas as grandes livrarias. Mas e quanto à uma editora pequena? Ela não tem muito mais a oferecer do que um autor autopublicado pode conseguir. Logo, opto por ser independente, fazendo as coisas da forma como eu quero, sem esperar aprovação de ninguém.

9- Qual seu personagem preferido do livro? (O meu é o Morgan *-*)
Acredito que todos tenham se tornado meus favoritos! Eu amei escrever cada um, e criar as personalidades deles. Mas confesso que tenho um carinho especial pelo núcleo de animais aquáticos; adorei descrever o Tip, o Eddie e a Sandi! Rs

10- O que você tem em comum com a Cordélia?
Eu escrevi a Cordélia baseada num ideal que eu tinha em mente para uma personagem que seria sereia. Nada de “menina boba e tímida” para alguém que tem uma beleza capaz de encantar, certo? Logo, não me ative muito ao que eu teria em comum com ela ou não. Mas várias leitoras já me fizeram essa pergunta, e acabei parando para me analisar. Acho que o nosso ponto comum é justamente a teimosia, que bem direcionada se transforma em persistência. Eu sou uma pessoa que não desiste, que continua insistindo até conseguir, e acho que a Cordélia tem uma nuance exatamente assim.

11- Por todos os detalhes do cenário do livro, deu para perceber sua extensa pesquisa e paixão pelo mundo das sereias. Então, se você tivesse a oportunidade, o que faria em Atlântida por um dia?
Quer saber um segredo? Eu não era tão apaixonada assim pelas sereias quando comecei a escrever rsrs
Ok, eu adorava o filme da Disney, mas não era tão fanática assim. Foi só depois que bateu a ideia, e eu resolvi fazer uma boa descrição com pesquisas, que realmente me apaixonei pelo mundo que eu mesma criei. Mas ainda acho que muitos livros retratam as sereias de forma errônea, descrevendo pouquíssimo do mundo delas, ou o fazendo de forma boba e pouco crível.

Quanto ao que eu faria? Bom, só se eu tivesse os dons da Cordélia... Pois eu adoraria brincar com o Eddie e nadar com os tubarões! rsrs


Gostaram? Então tenho uma boa notícia para contar! Em parceria com a autora iremos sortear um kit da série A Herdeira do Mar e Marcadores personalizados aqui do MULnE. Fique de olho que em breve postaremos uma mega promoção!


9 comentários :

  1. Oi eu não conhecia o livro, foi muito bom conhecê-lo e também à autora. Estou de olho! \o/

    ResponderExcluir
  2. Eita que adorei a entrevista e mais ainda o kit,kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, adorei a entrevista! E concordo quando a autora diz que a inspiração simplesmente bate! rsrs comigo é assim pelo menos. E não é toda hora que estamos inspirados, por isso, as vezes demora. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Adorei a entrevista e fiquei empolgada, quero o kit :3

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mirian!
    Que legal essa entrevista e que querida a autora, né? Eu ainda não conheço o livro e adoro história de personagens que vivem no mar... Acho a sereia um personagem mitológico incrível! Quero ler esse livro! :)
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei a entrevista e o que ela disse sobre ser autor independente é verdade. Adorei todas as respostas dela :D não sabia sobre o livro, mas ainda bem que agora eu sei! Eu estava procurando um livro sobre sereia pra ler! bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Não conhecia a autora e nem o título, mas pela entrevista eu vou gostar de ler.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Meninas! Obrigada por visitarem o meu cantinho! <3
    Sim a autora é uma fofa e eu adoro o livro dela! Em breve teremos o sorteio do kit, espero que vocês gostem!
    Um Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi, conhece o livro, mas não li ainda.
    Como já disse outras vezes, adoro entrevistas.

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |