sábado, 16 de agosto de 2014

Resenha: Na Ponta do Leque



Titulo: Na Ponta do Leque
Titulo original: Au bout de l’eventail
Autora: Jocelyne Godard
Gênero: Romance
Ano: 2013
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 452
Peso: 600g
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-61977-10-8
Preço sugerido: R$ 48,50


Para adquirir essa obra clique aqui 








Primavera Editorial


Com a proposta de ser uma “butique de livros”, a Primavera Editorial estimula o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros tem sido uma das estratégias adotadas pela editora. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e romances policiais, as obras editadas são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães. www.primaveraeditorial.com



Apaixonada pela vida das mulheres célebres, Jocelyne Godard opta por resgatar aquelas que a História esqueceu. É a autora, entre outras obras, da série em 11 volumes “As Tebanas” – que narra a vida cotidiana das egípcias da 18ª  dinastia, e de um grande quadro histórico que relata, em duas sagas, o artesanato das prestigiosas tapeçarias reais da Idade Média e da Renascença: “Lys en Val de Loire e Les Ateliers de Dame Alix”.


Na Ponta do Leque conta a estória de Yasumi,uma jovem japonesa que habita a província de Masushi nos anos 1000. Ela foi criada por sua mãe e tio, ambos morreram e Yasumi decidi encontrar seu pai, herdando sua posição na sociedade. A jovem parte em uma manhã de primavera levando consigo um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. Os ensinamentos do tio ajudam a garota na longa viagem à capital, a estrada Kyoto é cheia de perigos e Yasumi irá enfrentar cada um deles. Mas sua aventura está apenas começando, a garota terá que encontrar o pai e fazê-lo acreditar que ela é sua filha, já que o mesmo desconhece sua existência. Ela terá que enfrentar sua família, seu pai e irmãos e todo o reino, já que a família de Yasumi é nobre e ela é uma das herdeiras do trono. 
Yasume é persistente, corajosa e não desiste nos obstáculos que aparecem em seus caminho, ela luta pelo seus objetivos e nos ensina muitas lições de vida. Ela também nos ensina o valor da amizade.
O livro é rico em detalhes e a autora foi bem perfeccionista quanto a isso, nos levando ao ano 1000, onde a cultura e a crença são extremamente presentes. Nenhum detalhe da época fora deixado de lado, desde a adoração ao Buda a produção dos Wakas( uma espécie de poema japonês). O livro utiliza personagens históricos como a família imperial, bem como autores de poesia e romances, como a autora do romance Genji Monogatari.
A diagramação da Editora foi impecável. A capa é maravilhosa, rica em detalhes,eu realmente escolhi o livro pela capa. E não ficou só por ai, a editora pensou em cada detalhe, desde a parte interna da capa, que é de um tom vermelho e envernizado até os kanjis ( ilustrações e letras do alfabeto japonês) que se espalham por todo o livro. Na ponta do leque foi a segunda obra que recebi da editora e percebi o quanto eles são atenciosos com a diagramação, realmente o catálogo deles dá um show a parte com as ilustrações e projetos gráficos.  
A tradução de Na ponta do leque também merece ser comentada, foi feita por Ciro Mioranza e revisado por Lindsay Gois e Tânia Lins. Acredito o quão grande deve ter sido o desafio, pois além do livro ser em francês e a estória ser japonesa a autora é conhecida por suas narrações históricas e sua escrita não é fácil de ser interpretada. 
Me apaixonei pelo livro, e super recomendo. Vale ressaltar que é um livro histórico e deve ser lido por pessoas que estão abertas a essa proposta, pois a leitura é longa e  pode ficar cansativa em alguns pontos.



“(...) Pousando sua boca sobre a de Yasumi, ele a bloqueou novamente. Foi, no entanto, sua derrota, pois o beijo que tentava impor desconcentrou-o por alguns segundos. Yasumi conseguiu livrar uma das mãos para procurar a mala que sempre guardava perto de si. "

9 comentários :

  1. Olá.
    Adorei a sua resenha, mas não é um livro de meu interesse.
    Nunca tinha visto nada sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirian, adorei sua resenha. Parece ser um livro muito bom, e é bom ver o cuidado da editora. Adoro editoras caprichosas.

    Acho super interessantes estórias japonesas, adoro a cultura de lá... e se passando no ano 1000 deve ser mais interessante ainda.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Oi sua linda, tudo bom?!
    Que capa linda essa! Amei! Gostei muito da sua resenha, parabéns! Nunca li nada sobre a cultura japonesa, mas iria adorar saber mais sobre ela. Ano 1000?! Meu Deus, que loucura! Deve ser sensacional!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  4. Oiee.

    Não conhecia o livro e também não sei se me agradaria, mas deve ser legal.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro mas parece legal, curti a capa
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não fico muito interessada nessas histórias japonesas, chinesas e etc..rs. Não é preconceito, só desinteresse..rs. Mas pelo que disse, os detalhes da história e cultura, me chamou atenção. Gosto de conhecer mais sobre lugares nos tempos antigos, além de ser uma capa bonita, parece interessante, rica em detalhes e conhecimento. Olha que comecei a ler sem animação..rs. Mas devo me surpreender.
    Clube da Leitura

    ResponderExcluir
  7. MIRIAM DA MARY KAY HAUAHAUHAUAHUA que resenha é essa meu deus?! SÓ ISSO QUE DIGO : ADOREI, AMEI, ADOREI, AMEI, to precisando desse livro a muuuito tempo, adoro essa capa e a premissa sempre me conquistou ! Quero logo conhecer a história da YASUMI hahaha
    Parabéns pela resenha \õ/

    Beijãão e até mais
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. GENTE, que Yasumi é essa!? Ameeeeei a personagem antes mesmo de conhecê-la (rs). Adoro o Japão, seja em sua história ou na sua modernidade! A capa é linda e sua opinião, Mirian-flor, só me conquistou ainda mais. Eu preciso conhecer esse livro! Haha.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal esse livro!

    Um grande e GORDO beijo
    Thath
    http://overdosederosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |