domingo, 1 de fevereiro de 2015

Novidades: Editora Belas - Letras

ENTREVISTA: TATIANA ROMANO
“Cozinha é alquimia, você não tem que se prender a nada”

Tatiana Romano, autora do livro Panelaterapia, conta detalhes do livro de receitas para lidar com as emoções que será lançado em fevereiro pela Belas-Letras. 

O melhor dia da semana para a psicóloga Tatiana Romano era o domingo. Dividida de segunda a sábado entre trabalhar em uma consultoria, dar aulas e concluir uma pós-graduação, a paulista de Presidente Prudente (SP) tinha apenas esse dia livre para fazer o que quisesse. “Engana-se quem me imaginou jogada no sofá de pijama e pantufas. No domingo eu queria era cozinhar” conta ela. Nas aventuras pela gastronomia, Tatiana abandonou a antiga rotina, criou oblog Panelaterapia e agora lança pela Belas-Letras o livro de mesmo nome.
Em entrevista, Tatiana conta como foi o processo de mudança de rotina, como as emoções influenciam na cozinha e dá dicas para os futuros cozinheiros.

Belas-Letras: Da Tatiana consultora, professora e estudante para a Tatiana blogueira e cozinheira o que mudou na sua vida após criar receitas para lidar com as emoções?
Tatiana Romano: Muita coisa, mas principalmente a qualidade de vida. Trabalhar fazendo o que você realmente gosta torna a vida mais leve e, consequentemente, melhora tudo, inclusive sua saúde física e emocional.

Belas-Letras: O que não pode faltar em uma boa cozinha?
Tatiana: Intuição. As pessoas precisam arriscar mais, ousar mais. Usar temperos diferentes, substituir ingredientes, criar suas próprias receitas, fazer  uso maior da autonomia. Cozinha é alquimia, você não tem que se prender a nada.

Belas-Letras: Com receitas sofisticadas e mais trabalhadas, como Risoto de Mignon e Shitake, que abre o livro, o capítulo Raiva testará a paciência dos cozinheiros?
Tatiana: Não exatamente. Na verdade, esse capítulo tem como objetivo estimular momentos de reflexão, porque entender o motivo da raiva faz você lidar muito melhor com ela. Um risoto é um prato que exige movimentos repetitivos, ou seja, você pode preparar enquanto sua mente divaga, pois não exige uma atenção constante na atividade.

Belas-Letras: A maioria das receitas do livro no capítulo Tristeza são doces, muitas delas usando o chocolate como ingrediente principal. O açúcar é o melhor aliado das pessoas tristes?
Tatiana: Sim, eu acho que fazer um agrado a si mesmo em alguns momentos é necessário. Nesse capítulo eu usei muito mais do senso comum e do meu feeling de cozinheira do que qualquer embasamento científico. Todo mundo concorda que um bom chocolate levanta qualquer astral.

Belas-Letras: No capítulo Medo as receitas tentarão superar a dificuldade de muitos cozinheiros em ousar na cozinha? 
Tatiana: Sim, esse é o intuito do capítulo. Usar a cozinha como pano de fundo para ilustrar que é possível superar medos e se permitir ousar em todos os aspectos da vida.

Belas-Letras: Uma pessoa alegre tende a cozinhar com maior facilidade?
Tatiana: Uma pessoa alegre tende a fazer tudo melhor. A alegria é energia vital se manifestando, isso se traduz em positividade, autoconfiança e como consequência as coisas fluem melhor.

Belas-Letras: Se um leitor receber uma visita inesperada para o jantar, qual receita do Panelaterapia é a mais rápida e indicada para a ocasião?
Tatiana: Como receita envolve nível de habilidade do cozinheiro, gosto pessoal, restrições alimentares, aí fica complicado indicar sem conhecer. Mas, no geral, qualquer uma, porque costumo dizer que 90% das receitas do blog não vão te prender por mais de 40 minutos na cozinha.

Belas-Letras: Qual a melhor dica para os futuros cozinheiros?
Tatiana: Vontade, intuição e ousadia. Qualquer um pode cozinhar e como em todo aprendizado o erro faz parte do processo.

A entrevista completa você confere no blog da Belas-Letras
 PRÉ-VENDA 

Você já pode garantir o seu exemplar dePanelaterapia em uma super pré-venda exclusiva pelo site da Belas-Letras. Junto com o livro, os leitores receberão um sachê de temperos personalizado pela própria Tatiana Romano e mais 10 fichas de receita, além do frete grátis. O início de envio dos livros está marcado para 20 de fevereiro.

 
Leia um trecho do livro Panelaterapia
 Novidade da Belas-Letras chega às livrarias 

Chega às livrarias de todo o Brasil nesta semana o primeiro lançamento de 2015 da Belas-Letras. É o livro Clockwork Angels: Os Anjos do Tempo. Com histórias inspiradas a partir das letras das músicas do 20º álbum de estúdio da banda Rush, a obra de ficção científica é escrita por Kevin J. Anderson, em parceria com o compositor e baterista da Rush Neil Peart, com ilustrações do Hugh Syme. A publicação chega em duas versões. A primeira é uma edição limitada de colecionador com capa dura, vendida exclusivamente na loja virtual da Belas-Letras . A segunda, que estará nas livrarias, é a versão brochura do livro.
 Mais de 300 blogs inscritos na campanha de parceiros 

Até as 21hs do último domingo (25 de janeiro), 345 blogueiros e administradores de páginas da internet já tinham se inscrito para fazer parte do time de parceiros da Belas-Letras.
Os interessados podem se inscreveraté o dia 31 deste mês. No dia 2 de fevereiro, os novos parceiros serão anunciados.
 
EVENTOS


29.JAN Lançamento Pólvora | Tico Santa Cruz | Uberlândia (MG)
30.JAN Lançamento Pólvora | Tico Santa Cruz | Ribeirão Preto (SP)
04.MAR Lançamento Panelaterapia | Tati Romano | São Paulo (SP)

Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |