quarta-feira, 18 de março de 2015

Super HQ #5: O Justiceiro

  Bom dia pessoal! Hoje veremos um pouco sobre a trajetória e origem de um anti-herói popular da Marvel, o Justiceiro.



  Este personagem foi criado pelos roteiristas Gerry Conway, Ross Andru e John Romita, em 1974, onde teve a sua primeira aparição na revista The Amazing Spider Man n° 129 para matar o Homem Aranha.
  O Justiceiro ou The Punisher é o alter ego de Frank Castle, um ex-combatente da guerra do Vietnã. Suas principais características estão em seu modo de agir extremamente frio, estrategista, calculista e muito cauteloso.
  Por ser um anti-herói, busca a justiça apenas para si, colocando em prática a sua principal ideologia: "Quanto maior o crime, maior deve ser a pena". Para isso, ele não espera os criminosos agirem, prefere caçá-los, e matá-los antes que causem mais sofrimento, ou seja, não vê problema algum em causar dor nas pessoas que ele julgue merecer. Um ponto importante a ser destacado é que o Justiceiro não possui nenhum poder, ele apenas suporta a dor de suas lutas contra o crime e segue em frente com alguns curativos.



  Em fins, como foi que ele acabou se tornando o Justiceiro? Bem, para responder a esta pergunta temos que voltar ao pós guerra do Vietnã: ao deixar de ser um fuzileiro naval, ele conheceu Mara Elisabeth, com quem se casou e teve dois filhos chamados Frank David Castle e Lisa Barbara Castle. Um dia enquanto se divertiam no Central Park, iniciou-se uma luta entre gangues, que acabou colocando sua família dentro do tiroteio, resultando a morte de todos os seus familiares. Como o único sobrevivente uniu forças com o repórter do Clarim Diário McTeer. Mas vendo que a justiça americana não iria ajudá-lo resolveu sozinho enfrentar a família Costa, um grupo de mafiosos responsáveis pela morte de sua família, se tornando assim o Justiceiro, um homem que declarou guerra contra o crime. 
  Sua fonte de inspiração foi o personagem da literatura norte americana O Executor, alter ego de Mack Bolan, escrito por Don Pendleton, que apareceu no livro The Executioner - War Against The Mafia, de 1969. Com um a história muito parecida, este livro foi bem aceito pelos leitores norte americanos, já que trazia justiça para as vítimas dos criminosos, algo totalmente contrário a realidade americana daquela época.



  Sua primeira revista solo foi publicada por Frank Miller, entre os anos 80 e 90. Durante a sua trajetória passou a usar uma caveira branca para o identificar.



  Colecionou alguns inimigos como a polícia, alguns heróis, a mafia, o Rei do Crime, a organização Ma Gnucci, Retalho, Mercenário, Chacal e Barracudo. 
  Suas participações fora dos quadrinhos se encontram no cinema com filmes intitulados O Justiceiro nos anos de 2004, 2006 e 2008, mostrando um pouco das suas origens e focando a sua luta com algum de seus inimigos. Também teve participações em desenhos e um filme de animação chamado Vingadores Confidencial: Viúva Negra & Justiceiro, uma parceria que na minha opinião deu muito certo.




  Existem algumas especulações de que pode ocorrer a produção de um novo filme, nesta terceira fase da Marvel, ou até esmo uma série, só que nada foi confirmado até o momento. 
  Sua atual produção nos quadrinhos se chama O Justiceiro (bem sugestivo), e está em andamento. Esta série conta que durante anos, O Justiceiro tem travado uma guerra contra o crime em Nova York com uma série de grandes armas, mas uma pista sobre uma das principais fontes de drogas, armas e mais chamou sua atenção para o oeste. AGORA! Frank Castle está na Cidade dos Anjos, procurando dar ao diabo sua dívida. Embora, não sejam o que parece, com um esquadrão altamente treinado no seu encalço. Preso entre um destacamento de caçadores de justiceiro e alvos de seu próprio exército, o destino final do justiceiro pode ser uma cova rasa. 



  Se tiverem alguma sugestão, crítica ou indicação de algum personagem que queiram conhecer a sua história deixem um comentário. Espero que tenham gostado.
  Abraços, Jeferson.

Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |