quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: O Clã dos Magos

  Bom dia pessoal! 
  Hoje vim lhes trazer a resenha do primeiro livro da trilogia do Mago Negro de Trudi Canavan.


  
Autora: Trudi Canavian
Gênero: Ficção
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012 
Páginas: 446

  Sinopse:
  Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purifi car as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

  Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem difi culdades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.

  Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

  Resenha:
  Dentro do reino de Kylaria, mais precisamente na capital Imardim, todos os anos acontece uma celebração chamada de Purificação, onde o intuíto é utilizar o poder dos magos e sua influência perante a sociedade para limpar as ruas de todos os pedintes, criminosos e vagabundos (como vemos na sinopse). Nesse meio encontramos a personagem principal, Sonea, uma menina que beira os 15 anos de idade e trabalha fazendo entregas para o seus tios, que vivem na favela, uma parte da capital onde vivem as famílias pobres, que são generalizadas como marginais. 
  Nesta favela temos o comando de uma guangue de ladrões, onde alguns de seus participantes são amigos de Sonea. Os que mais se destacam são Harrim e Cery, sendo que este último é o seu melhor amigo. 
  Toda a trama se inicia quando em uma dessa Purificações, Sonea ao passar pelos guardas escuta que iram fazer uma emboscada para os ladrões. Preocupada com os seus amigos resolve ajudá-los e sem querer acaba se envolvendo no cerco. Durante a confusão, os magos são chamados para fazer um escudo que os protegeria contra qualquer ataque físisco, só que não esperavam que uma simples garota poderia quebrá-lo ao utilizar mágia. Espantada pelo o que acabou de fazer, ela acaba fugindo e iniciando desta forma uma verdadeira mudança no Clã dos Magos.
  Ouvi falar muito a respeito deste livro, tanto em aspectos positivos como negativos, mas pela forma que a trilogia foi se construindo acabei me interessando em ler o livro. em o Clã dos Magos podemos ter uma melhor visão de como funciona o reino de Kylaria, tanto em sua constituição política como social, além de saber como agem os magos e sua importância para o reino. 
  Gosto muito dos gêneros de ficção e fantasia, por isso sou um pouco suspeito para falar sobre o assunto, mas infelizmente o primeiro livro da trilogia não me agradou muito, pelo fato de ser uma introdução um tanto maçante, já que praticamente metade, ou até mais do livro fala sobre a fuga se Sonea, fazendo com que algumas pessoas desistam do livro e acaba culminando em um final muito previsível, mas que de certa forma é essencial para a continuação da história. Nele a autora acabou não deixando de forma clara as personalidades dos personagens. Resumindo: o livro é um pouco morno.
  Felizmente pelo o que ouvi dos livros 2 e 3, a situação vai mudar e temos um pouco mais de ação.
Outro ponto a ser tratado é que em plano de fundo podemos encontrar a presença de problemas sociais e políticos e como impactam a vida dos habitantes de Imardim, além de alguns personagens passarem por alguns problemas da atualidade. Apesar disso gostei da personagem Sonea e o começo do livro me lembrou um pouco da história de Mistborn (que já foi resenhado aqui no blog). Por essas e outras razões o primeiro livro na minha opinião é nota 3.
  Confira o booktrailer do livro e em breve teremos as resenhas dos outros dois livros da trilogia:




Abraços, 
Jeferson.


Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |