terça-feira, 28 de julho de 2015

Resenha: Uma Loja em Paris - Màxim Huerta *Editora Planeta*

Uma loja em Paris
Uma loja em Paris - Num dia qualquer, quando andava sem rumo pelas ruas de Madri, Teresa, uma órfã rica que vive sob o rígido controle de sua tia Brígida, se vê impelida a entrar em um antiquário, atraída por uma tabuleta de uma antiga loja parisiense de tecidos. De volta ao seu apartamento, após fixar a tabuleta em seu escritório — que compra sem saber muito o porquê —, a jovem é atormentada por uma série de sensações, percepções e visões que, ao que tudo indica, fazem referência à dona da tal loja, Alice Humbert, que viveu na Paris dos anos 1920. Quem terá sido essa mulher e por que a sua história agora lhe bate à porta de uma maneira tão intensa, Teresa se pergunta. Sem perder tempo, ela parte em busca das respostas na mágica, romântica e colorida capital francesa, para onde se muda. Inspirado pelos “anos loucos” vividos na Paris de Hemingway, Modigliani, Coco Chanel e Paul Poiret, o jornalista espanhol Màxim Huerta apresenta uma história de amor que resistiu ao tempo e transpassou décadas até atingir em cheio o coração de Teresa.




Autor: Màxim Huerta*Editora: Editora Planeta - Selo Essência *Gênero: Literatura Estrangeira / Romance*Páginas: 256* Skoob


O livro conta a estória de Teresa, uma garota que ficara orfã ainda criança e foi criada pela irmã gêmea de sua mãe. Apesar da aparência idêntica sua tia Brigida era fria e insensível e nunca fora carinhosa com a sobrinha. Sua única atitude era criar Teresa nos padrões rígidos de educação.
Teresa foi crescendo assim, ouvindo como deveria se vestir, como falar e se comportar, sua vida era triste e sem graça. Ela atingiu sua vida adulta da mesma forma, não vivia, simplesmente existia.

Ao passar por um antiquária em Madri ela avistou uma tabuleta que chamara sua atenção, nos dizeres estava escrito que pertenceu à uma loja em Paris.

Ela ficou curiosa em saber quem era a antiga dona do objeto, Alice Humbert, em como deveria ser sua loja, sua vida e em como era Paris em 1920. E foi assim que decidiu se mudar para a cidade Luz, em busca de informações sobre Alice.

Teresa acaba comprando um antigo imóvel que pertenceu à Alice e no porão descobre fotos da antiga moradora, Teresa passa a investigar cada detalhe da vida da mulher.

A partir desse momento o livro é contato por Alice e Teresa, alternando em cada capítulo o presente e o passado.

Assim como Teresa a vida de Alice não foi um mar de rosas, e quanto mais Teresa descobre sobre sua vida, mais descobre sobre si mesma.

O livro é misterioso e tocante. Apesar de não concordar com algumas atitudes de Alice ela me comoveu e me senti transportada para a vida dela, naquele tempo mágico e ao mesmo tempo trágico. Os lugares citados realmente existem o que da um toque realista a estória.

A escrita do autor me envolveu, e a leitura foi super agradável. Recomendo esse livros a todos que amam enigmas, livros históricos e que contam a história da Europa.

Espero que tenham gostado da dica!

Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |