sábado, 1 de agosto de 2015

Resenha: "Morando Sozinha - Fran Guarnieri" * Editora Belas - Letras*

                                                                                
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!



Autora: Fran Guarnieri *Editora/Ano: Belas-Letras/2015 *Páginas: 160 *Categoria: Guia / Auto-ajuda / Moda / Estilo e Beleza


Sou MEGA SUPER FÃ do blog da Fran, o Morando Sozinha, desde 2012 quando eu fui morar sozinha, hahahaha, quem também já fez essa escolha na vida sabe o quanto decoração pode ser viciante, e a Fran é super fofa e carismática e me conquistou desde o primeiro post.





Seu livro lançado recentemente pela editora Belas-Letras, leva o mesmo nome do seu blog, e conta passo a passo de como foi a experiência da Fran de sair de casa, e também vem R E C H E A D O de dicas para quem também colocou em seus planos deixar a casa dos pais.

A linguagem do livro é bem informal, e deixa a leitura bem leve e divertida, nem parece que você está lendo um guia e sim anotações de uma amiga de como foi sua experiência e conselhos que podem te ajudar nessa nova trajetória. Concordo com todas as dicas da Fran, e gostaria mesmo de ter ligo o livro antes de ter feito minha mudança sozinha hahahaha. Ela é bem realista e explica que o seu sonhado lar nem sempre é aquele que vai caber no seu bolso, e que procurar e ter paciência é essencial.

Sobre o trabalho gráfico, Belas Letras sempre dando um show a parte (podem me chamar de puxa saco), O livro é todo ilustrado com detalhes rosa e é super a cara do blog  da Fran. A capa rosa com detalhes em poá em alto relevo está maravilhosa. Eu não me canso de dar parabéns pra editora sempre que um novo livro vem :s 




Cada capítulo fala sobre um tema específico,como organização , planejamento  inicial antes de sair de casa, planejamento financeiro, busca do apartamento e compra de imóveis, dicas de convivência, lista do que comprar, entre outras. Fran também fala sobre a experiência de dividir um apartamento e fica a dica para quem está pensando em morar em uma república.


Eu gostei muito das experiência que Fran partilhou, como eu disse ela foi muito verdadeira em mostrar que morar sozinha não são flores e eu me identifiquei em cada frase. A solidão nem sempre é triste, morar com as amigas nem sempre é festa e sim, dói deixar de comprar sapatos para pagar o aluguel.

Fran nos conta sobre como é ter dois empregos e uma casa pra limpar e que como a comida da mãe faz falta nessas horas. E assim como eu ela também ganhou uns quilinhos a mais nessa trajetória : x 

Recomendo o livro para todas as pessoas que desejam um dia ir morar sozinhas, e para pessoas que já foram também e que querem saber como foi a experiência da Fran. O guia é super útil e vai tirar muita gente do sufoco na hora da mudança ou no planejamento financeiro. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |