Sinopse: “A História sem Fim” é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.
Bastian Baltasar Bux é nosso personagem principal, nosso passaporte para um mundo inovador cheio de histórias. Um menino gorducho e tímido que sofre bullying por criar histórias egostar de contá-las.
Ele encontra um livro, que é bem diferente de todos os livros tradicionais ja lidos por ele e sua vida muda por completo quando ele se esconde o sótão e começa a lê-lo.
O livro que se chama A História Sem Fim.
O livro que se chama A História Sem Fim.
“Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio. Agora, ele está na sua mão.”
Neste livro conta-se a história de um país chamado Fantasia e sua terrível catástrofe que está destruindo esse belo lugar. Esse mal, essa catástrofe é chamada de “Nada”, e deixa pontos cegos, como se nada mais houvesse nesse ponto. Todo esse mal percorre por quase todo o país e misteriosamente quando Imperatriz Criança, a governante de Fantasia adoece.
Durante a leitura, conhecemos Atreiú, o herói que de acordo com a Imperatriz, poderá salvar o país de Fantasia. Então, Atreiú embarca em uma grande busca tentando descobrir a cura para a doença de sua governante. Ele passa por muitas aventuras até que descobre o que faltava para resolver todos os problemas: era preciso que um filho de homem desse um novo nome para a Imperatriz Criança.
Bastian sentia que o livro falava com ele! Ele se assusta com a possibilidade dele ser o filho de homem que salvará Fantasia. A Imperatriz Criança o chama várias vezes lhe pedindo que lhe um novo nome (Filha da Lua). Ele é transportado para Fantasia e temos nosso “bum” quando nós leitores descobrimos que a verdadeira aventura começa.
“ – ZOMBAVAM DE VOCÊ PORQUE CONTAVA HISTÓRIAS QUE NINGUÉM TINHA OUVIDO? COMO ISSO É POSSÍVEL? NENHUM DE NÓS É CAPAZ DE O FAZER, E TANTO EU COMO OS MEU CONCIDADÃOS FICARÍAMOS MUITO GRATOS SE VOCÊ NOS QUISESSE PRESENTEAR COM ALGUMAS HISTÓRIAS NOVAS”
O livro é escrito em cores diferentes, de forma que quando narra Bastian na sua vida real as palavras são escritas na cor verde, e quando narra a aventura que se desenrola dentro de Fantasia, as palavras são escritas na cor vermelha.

Com a direção de Wolfgang Petersen, A História Sem Fimacabou se tornando um dos grandes marcos dos filmes infanto-juvenis dos anos 1980. Uma grande produção de $27.000,000 se firmou sem um grande elenco de peso mas com um enredo marcante e sensível. Não é que o livro não fosse bom, ao contrário, acredito que hoje ele tenha se firmado também pela influencia que o filme trouxe aos leitores de hoje, que estão na casa dos quase 40 anos.
Como toda boa aventura, este livro nos trouxe a figura do sábio, do orientador através do personagem Fuchur que é um Dragão da Sorte, companheiro de viagem de Atreiú.
“- O SENHOR SÓ PODERÁ DESCOBRIR OS CAMINHOS DE FANTASIA, DISSE GRAOGRAMAN, ATRAVÉS DOS SEUS DESEJOS. E SÓ PODERÁ FAZÊ-LO INDO DE UM DESEJO PARA OUTRO. AQUILO QUE O SENHOR NÃO DESEJA, NÃO CONSEGUIRÁ ATINGIR. É ESSE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS “PERTO” E “LONGE” NESTE LUGAR. E TAMBÉM NÃO BASTA QUERER IR EMBORA DE UM LUGAR. É PRECISO QUE SE QUEIRA IR PARA OUTRO. DEIXE QUE OS SEUS DESEJOS O CONDUZAM.”

Nenhum comentário :
Postar um comentário