quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha: Sombras do Medo

  Hoje eu vim lhes trazer a resenha do livro Sombras do Medo, da Camila Pelegrini.


Livro: Sombras do Medo
Autora: Camila Pelegrini
Editora: Garcia Edizioni
ISBN-13: 9788565490764
ISBN-10: 8565490769
Ano: 2014
Páginas: 200

Sinopse


Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira a extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem. E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

Resenha


  Que des de sempre o ser humano vem devastando a terra e negligenciando as consequências disso, todos nós sabemos. Mas por algum momento, você já parou para pensar oque isso vai custar a nós e a todo o planeta Terra futuramente? Bom, essa distopia nos faz pensar em tudo isso e mais um pouco.
  
  Devo confessar que comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, por dois motivos. Primeiro, distopia nunca foi meu gênero favorito. Segundo, ultimamente a literatura brasileira atual não vinha me agradando muito, então ler uma distopia nacional me deixou sem vontade ler o livro a primeira vista.
  
  A história se passa em futuro pós destruição em massa. Tal fato ocorreu devido as inúmeras guerras humanas, a mau utilização dos recursos naturais do planeta e outras atitudes da parte dos seres humanos. Com poucos recursos, não seria possível atender as necessidades de todas as pessoas, oque resultou em uma divisão
  
  A sociedade restante no planeta foi dividida em dois grupos, ordinários (pobres) e singulares (ricos). Essa pessoas foram divididas em cinco regiões, das quais cada uma possuía uma capital, onde só viviam os singulares. Enquanto os ordinários viviam nas províncias próximas a capital.
  Para haver uma melhor separação desses dois grupos, foram erguidas muralhas em torno das cinco capitais. Tais muralhas foram construídas pelos ordinários. Os mesmos também trabalham para abastecer as capitais, enquanto eles enviam semanalmente uma cota de água, comida e roupa aos ordinários; enquanto usufruem do restante dos recursos naturais do planeta.
  
  O livro é narrado em terceira pessoa, mas tem como nossa personagem principal Anabele vive na terceira província, junto com sua mãe Amanda e seu amigo Vincente, que demonstra um grande afeto pela garota. Anabele é uma garota muito generosa, é contra a forma de governo do mundo atual, e não consegue entender porque os singulares devem exercer o papel de monopolizar todos o recursos, enquanto eles vivem na miséria.
  
  Então um fenômeno estranho começam a acontecer em todas as cinco regiões, uma sombra cobre todo o céu, em seguida um terrível frio e logo depois pessoas desaparecem. Muitos ordinários acusam os singulares como responsáveis por tais desaparecimentos, e outros afirmam que é o ínicio do fim dos tempos!
  
  Bom, agora eu vou parar de falar sobre a história e falar sobre a escrita da autora. Devo dizer que esse livro superou todas as minhas expectativas, apesar de ter caído em alguns clichês clássicos de distopias. Mas nada que afete a qualidade, tornando esses erros aceitáveis e até bem vindos em dados momentos. Uma das coisas que mais me surpreendeu nesse livro, foi a ousadia da autora em mesclar distopia e fantasia.
  
  E é realmente impressionante como a autora consegue fundir esses dois elementos, em uma fenomenal visão do ser humano. A forma como os desaparecimentos são abordados, dando um ar de sobre natural no livro, é simplesmente genial! Nunca esperaria isso em qualquer distopia. É realmente surpreendente como a autora se utiliza dos elementos fantásticos, para fazer uma crítica a sociedade atual. Essa parte eu prefiro não explicar aqui, porque seria spoiler.
  
  Para finalizar gostaria de dizer que gostei muito da escrita da autora, é bem leve e fluída. Além disso os personagens são muito bem desenvolvidos, gostei da maioria deles, e por outro lado odiei alguns. Falando um pouco sobre a edição, eu me surpreendi com a arte da capa, com certeza foi uma das mais bonitas que já vi. O papel é amarelado, e a diagramação é boa, apesar de não ter gostado muito do material que foi usado para fazer a capa.
  
  Bom, então é isso, espero que tenho gostado e se interessado a ler o livro. Recomendo a qualquer pessoa que goste de uma distopia ou fantasia. Deixarei o link para a compra do livro no fim desse post. Até mais.


Postado por: Renan Ferraz

  
  Compre o livro: Aqui

4 comentários :

  1. Parabéns pela resenha. Recebi da editora como primeiro livro de parceria e bom, me surpreendeu a resenha e me deixou com muita vontade de ler ele. Uma distopia assim não é de se jogar fora rsrs

    Beijos,
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor, me desculpe, não me identifiquei no post, mas eu sou o autor da resenha. Muito obrigado pelo elogio. Também foi o primeiro livro que recebemos da parceria com a Garcia, eu realmente achei bem interessante a ideia de misturar distopia e fantasia na mesma história, o livro é muito bem escrito, vale muito a pena ler.
    Ah, eu li alguns posts no seu blog, parabéns achei bem interessante. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Que reseenha incrível, Renan! Fiquei muito feliz e emocionada! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo elogio Camila, fiquei realmente muito contente por saber que gostou da resenha. Parabéns pelo livro, é simplesmente genial!

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |