quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novidades: Belas- Letras

Abra no seu navegador
 Paul Stanley no Brasil 

Na semana em que o KISS está no Brasil, não faltam motivos para ler Uma vida sem máscaras

Tradutor Bruno Mattos conversa sobre o livro de Paul Stanley, que chegou às livrarias neste mês

Essa semana será especial para os fãs da banda KISS. Depois de três anos, o quarteto volta ao Brasil para uma turnê de cinco shows em cinco capitais brasileiras: Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Além dos shows, os fãs também contam com a autobiografia de Paul Stanley, Uma vida sem máscaras, lançada pelas Belas-Letras em abril.

Conversamos com o tradutor Bruno Mattos que cita bons motivos para ler a autobiografia do líder Paul.

“Ao ler o livro os fãs sentirão como se estivessem vendo as coisas de dentro da banda. Serve de desculpa para revisitar toda a discografia do KISS, já que Paul conta sobre o processo de composição e concepção de inúmeros álbuns e canções. Mostra exatamente como é a vida dos sonhos de um rock star - inclusive as partes com que ninguém sonha”, avalia.

Abaixo leia entrevista com o tradutor.

Editora Belas-Letras: O que há de mais curioso e interessante em Uma vida sem máscaras?
Bruno Mattos: Para mim, o que mais chama a atenção é a honestidade. Paul Stanley parece escrever de um lugar de conforto: é alguém que trabalhou durante a vida inteira atrás de um sonho e conseguiu conquistar ainda mais do que desejava não só em termos profissionais, mas também de relações humanas com a família, os amigos, a esposa e etc. Portanto, parece não ver motivo para medir suas palavras, e isso fica claro já no início do livro. Por vezes, seus comentários são duros até mesmo quando fala sobre os pais, as pessoas que trabalharam com a banda e até mesmo Gene Simmons, talvez seu melhor amigo. Isso faz de Uma vida sem máscaras um livro diferente de muitas biografias de roqueiros, que tentam vender um mundo cor-de-rosa. Paul Stanley fala exatamente o que pensa sem medo de ser julgado e isso confere ao livro uma dimensão humana que é especialmente impactante para os fãs familiarizados com aspectos gerais da história da banda.

Belas-Letras: O livro relata em detalhes a vida de Paul Stanley, desde a infância até o auge da banda. Você encontrou alguma dificuldade ao traduzir o livro?
Bruno: Não existe tradução simples – cada uma tem suas especificidades. No caso desta autobiografia, o mais marcante foram os termos relativos ao mundo da música (que não chegam a ser um desafio porque eu mesmo tive contato com esse mundo – fui músico amador por diversos anos) e da presença recorrente de gírias nova-iorquinas das décadas de 1970 e 1980. Mas a prosa de Paul Stanley tem um estilo muito conciso, que vai direto ao ponto. Assim como isso ajuda a leitura a fluir, também dá um empurrãozinho no processo de tradução do livro. O maior desafio, acredito, foi encontrar recursos estilísticos para manter essa fluência na versão em português.

Belas-Letras: Os fãs da banda e amantes do rock poderão se identificar com a história do Paul?
Bruno: É muito possível. Paul mostra o lado duramente humano de uma estrela do rock, e suas inseguranças transparecem de maneira explícita, nos depoimentos sobre a infância e as posteriores dificuldades de socialização, e implícita, na própria maneira como ele constrói sua narrativa. Paul cria um retrato de sua juventude semelhante à de milhões de outros jovens urbanos que tiveram o sonho de tocar em uma banda de rock, e acredito que muitos se identificarão com isso. Por outro lado, ele também tenta demonstrar o que fez a diferença no seu caso: uma receita que envolveu trabalho duro, talento, senso de oportunidade e um dom incrível para os negócios – além da sorte de ter encontrando mais gente que compartilhava do seu sonho.
 

 Internet 

Na onda do Dubsmash

Sua timeline do Facebook ou o feed do Instagram devem estar cheios de vídeos de um aplicativo que se tornou viral nos últimos dias. Criado na Alemanha, o Dubsmash permite que qualquer pessoa duble uma frase famosa de um filme ou aqueles bordões que viraram meme na internet.

Além de famosos e anônimos, nossos autores também entraram na brincadeira. Alice Salazar, Pedro Guerra e Tico Santa Cruz publicaram vídeos em suas páginas na internet. O aplicativo Dubsmash foi fundado pelos jovens alemães Jonas Drüppel, Roland Grenke e Daniel Taschik. Lançado oficialmente em 19 de novembro de 2014, já foi baixado mais de 20 milhões de vezes. O sucesso começou pela Alemanha, depois a Europa, e agora começa a receber atenção em todo o mundo.

>> Alice Salazar
>> Pedro Guerra
>> Tico Santa Cruz
Thedy Corrêa em Santa Catarina
Os leitores catarinenses da Belas-Letras se encontraram na última semana com o músico e escritor Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, em duas cidades: Balneário Camboriú e Blumenau. A visita do autor de Noite Ilustrada, lançado pela editora em 2014, reuniu centenas de pessoas nas Livrarias Curitiba, do shopping Balneário e do Neumarkt.O caderno Anexo, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, publicou uma entrevista com Thedy, que comentou sobre o livro e a carreira de músico. Além disso, Thedy participou ao vivo do programa Ver Mais, da RIC TV, afiliada da TV Record em Santa Catarina.
Precisava de Você
em pré-lançamento
Precisava de você, que chega às livrarias em junho, teve seu evento de pré-lançamento na última semana, em Caxias do Sul (RS). O autor Pedro Guerra preparou surpresas para os leitores, que conferiram o primeiro capítulo da obra, conheceram a música-tema do livro, Metáfora, e tiraram fotos com o autor. Mais novidades sobre o livro você confere em breve nas nossas redes sociais.
 
#meuperrengue
Ainda está rolando na loja virtual da Belas-Letras a pré-venda do livro Morando Sozinha, da blogueira Fran Guarnieri. A venda no site acompanha um bloco de anotações personalizado, marcadores de páginas e frete grátis para todo o Brasil. Aproveite.
Iniciamos nessa semana uma promoção do livro. Você já passou pela experiência de morar sozinha? Nisso, encontrou alguma dificuldade, passou por algum episódio engraçado? Então conta pra gente. Mande o seu relato para editorabelasletras@gmail.com e aguarde. As melhores histórias serão publicadas e ganharão exemplares do livro de presente!
Combo dia das mães
Já é hora de pensar no presente para o Dia das Mães! Por isso, unimos dois presentões em um só. Panelaterapia e Cozinha para 2 são livros para mães modernas que aliam o tempo na cozinha com a sua rotina. Não tem como errar com esse presente! Clique aqui e adquira o seu.
Joanna de Assis em Lages (SC)
O Salão do Livro da Serra Catarinense, em Lages (SC), recebeu na semana passada Joanna de Assis, autora do livro Para-Heróis. Joanna, que também é repórter do canal SporTV, participou de uma uma mesa de debate sobre esporte, jornalismo e inclusão. Além disso, ela  também deu entrevista para a RBS TV, afiliada da TV Globo no estado catarinense. 
EVENTOS

05.MAI Lançamento Panelaterapia | Tatiana Romano | Presidente Prudente (SP)
22.MAI Lançamento Morando Sozinha | Fran Guarnieri | Rio de Janeiro (RJ)
23.MAI Lançamento Morando Sozinha | Fran Guarnieri | São Paulo (SP) 

Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |